Aula Anterior Completar e continuar  

  Como sentar para meditar

Como sentar para Meditar


Todos nós sabemos como sentar. Mas sentar em meditação não é apenas sentar para trás e relaxar. De fato, como você senta irá impactar amplamente a sua experiência.

Não é complicado, mas existem alguns pontos a seguir.

Você precisa estar confortável o suficiente de forma que você não seja distraído pelo desconforto físico - mas não de tal forma que você fique sonolento ou perca a integridade da sua postura. Além de tudo, você quer se sentir alerta.

Como? Sente-se com sua coluna ereta, sem forçar, seu queixo levemente encolhido e seus quadris posicionados levemente acima de seus joelhos, o que ajuda a suportar a curvatura lombar natural. Você pode descansar suas mãos, com as palmas para cima, em suas pernas. Isso mantém uma curvatura natural nos cotovelos e sutilmente dá suporte à postura necessária.

E agora, para a pergunta de 1 milhão de reais: “Eu tenho que sentar com as pernas cruzadas no chão?”

Somente se você sentir-se confortável deste modo. Senão, uma cadeira será perfeitamente adequada.

No chão

Para algumas pessoas, sentar no chão é confortável e faz com que elas se sintam conectadas à tradição da meditação. Se você optar por sentar no chão, você poderá escolher sentar em uma bolsa firme chamada zafu (ou algum outro suporte que eleve seus quadris acima dos joelhos), tanto com as pernas cruzadas (em forma de lótus ou meia-lótus) ou em uma postura de joelhos.

Em uma cadeira

Escolha uma cadeira com um assento firme que seja alta o suficiente para que você possa colocar seus pés de forma plana no chão. A não ser que a cadeira seja ereta o suficiente para que sua coluna espinhal fique reta e você não seja tentado a escorregar, tente sentar-se na beirada do assento. Novamente, você não quer estar tão confortável que perca seu estado alerta e ereto - do contrário, você pode ficar tentado a tirar uma pequena soneca. Se necessário, posicione um travesseiro ou almofada atrás de você para ajudar a lhe colocar na posição correta.

DICA: Para sentir a experiência energética de uma posição adequada para a meditação, imagine uma corda sendo gentilmente puxada para cima a partir da coroa de sua cabeça.

0 comments